A consciência social pode ser definida como a capacidade que alguém tem de perceber as pessoas e a sociedade ao seu redor. Entenda a importância deste valor para um convívio social saudável.
Fonte: Divulgação
A consciência social está diretamente relacionada com a habilidade que um indivíduo tem de perceber a sociedade ao seu redor. É observar como ações individuais ou coletivas podem afetar o todo.
Compreender como as ações públicas, com a educação, segurança e saúde, afetam a sociedade como um todo. E da mesma forma, compreender que atitudes individuais também afetam o próximo, visando aumentar a responsabilidade por nossos atos.
É ter uma sensibilidade em relação às necessidades de outras pessoas e do ambiente ao seu redor. Desenvolver esta qualidade é muito importante para a construção de valores fundamentais, como o respeito, a responsabilidade e o senso de justiça.
Fonte: Divulgação
Por que é importante ser consciente socialmente?
Com a consciência social é possível melhorar as relações sociais, seja com a família, amigos ou colegas de trabalho, pois passamos a entender como nossas atitudes afetam o próximo, nos tornando mais empáticos e colaborativos.
Entender como nossas ações afetam o outro também nos ajuda a compreender melhor nossas emoções, pois ao reconhecer os sentimentos das outras pessoas, também podemos desenvolver uma relação melhor com as nossas próprias.
Com o desenvolvimentismo da consciência social, é possível exercer mais amor ao próximo, humildade e respeito, tornando o mundo um lugar melhor para todos!