top of page
Foto do escritorSMF Focolari

Uma experiência para a vida. Confira o depoimento de Sandy Ramírez, voluntaria do programa milONGa.

Me inscrevi no programa milONGa pois queria muito participar da preparação do Genfest  2024 no Brasil onde pude contribuir com partes da produção e como bailarina nas diferentes danças que foram realizadas durante o evento central em Aparecida dos dias 19 a 21 de Agosto.



O programa de voluntariado milONGa me propôs de fazer a experiência como voluntária no Centro Social Jardim Margarida em Vargem Grande Paulista, SP: foi a melhor coisa que me aconteceu!


Desde o início dessa experiência fiquei super animada pois já sonhava com isso há meses!


Queria me envolver em tudo mas ao mesmo tempo foram surgindo alguns problemas, como o de me comunicar numa língua diferente da minha ou como agir nas novas situações que começavam a aparecer.  Senti que o que tinha que fazer era estar atenta, abrir os olhos para tudo ao meu redor e simplesmente doar meus talentos.


Cheguei sabendo pouco português e foi maravilhoso porque no Jardim Margarida tive muitos professores bem mais novos do que eu! As crianças mesmo, com sua simplicidade e brincadeiras me ensinaram seu modo de falar. Mais do que isso, me ensinaram a linguagem do amor que vai além das palavras. Chegar todos os dias e ser recebida com abraços é o melhor modo de começar a jornada.


Fiquei impressionada com a paixão pela dança, pela festa, pela relação dos professores com as crianças e pelo cuidado que as assistentes sociais têm para com elas. Adorei participar da festa junina, brincar todos os dias com as crianças, ensinar um pouco de dança, criar, imaginar, pintar, correr, dançar... simplesmente voltar a ser menina.


Também foi muito bom trabalhar com toda a equipe de professores e voluntários, conhecê-los um pouco e aprender sobre a cultura, comidas típicas, tradições e idioma. Me senti muito acolhida e procurei transmitir isso também aos que chegaram depois de mim. Aprendi que quando não entendia alguma coisa sempre tinha que perguntar e conversar para encontrar a solução, porque na dinâmica da vida não se pode deixar que as coisas passem sem serem resolvidas.


Para mim foi muito importante entender a situação em que vivem essas crianças e saber que eu poderia fazer algo para alegrar um pouco o dia delas.


Agora lembro com muito carinho dessa experiência.  Eu sabia que iria ser linda, mas realmente superou minhas expectativas. Criei relacionamentos e amizades que nunca pensei e que durarão a vida toda. Simplesmente obrigada!


Por: Sandy Ramírez


Sandy Ramírez com as crianças do Centro Social Jardim Margarida, com Danilo Magalhães (Educador Social) e com Mariana Lufinha e David Gómes, voluntários.

75 visualizações0 comentário

Comentários


APOIE, DOE E AJUDE

QR Code Ajuda SMFocolari
bottom of page